Banda Calypso

O site oficial dos fãs da Banda Calypso

O Casal

Joelma

Joelma da Silva Mendes, nascida em Almeirim, 22 de junho de 1974. Cantora, compositora, dançarina, coreógrafa, estilista e empresária brasileira. Começou sua carreira em 1994, como uma das integrantes da Banda Fazendo Arte.

Foi em sua cidade natal, que ela com apenas 19 anos cantou seus primeiros refrões. Com uma voz doce e suave logo se tornou conhecida no circuito musical de Belém. Além da música, Joelma também traz a dança nas veias e, com um estilo ímpar de dançar.

O figurino também é algo que despertou o interesse de Joelma e por isso ela sempre acompanha a criação das roupas que ela, Chimbinha e seus bailarinos utilizavam nos palcos.

Após o fim da banda em dezembro de 2015, Joelma passou três meses seguintes concentrando seus esforços na produção de sua estreia na carreira solo; em abril de 2016, ela lançou seu álbum de estreia auto-intitulado Joelma, debutando na segunda colocação da parada de álbuns da Pro-Música Brasil (PMB), chamada Top Álbuns Brasil, além de alcançar a mesma posição na tabela Brazil Albums Chart, da Billboard. Da obra, três canções foram lançadas como singles para a sua divulgação, sendo elas “Ai Coração”, “Não Teve Amor” e “Debaixo do Mesmo Céu”. Em abril de 2017, Joelma lançou seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Avante, que foi precedido pelo single “Amor Novo”.

Chimbinha | Ximbinha

Cledivan Almeida Farias, nascido em Oeiras do Pará em 12 de fevereiro de 1974, mais conhecido como Ximbinha e, anteriormente, como Chimbinha, é um guitarrista, produtor, multi-instrumentista, empresário e compositor brasileiro.

Cledivan começou a tocar guitarra ainda aos 12 anos, influenciado por artistas de sua terra. Difundiu o ritmo brega pop, um derivado e refinado do Brega, e reinventou o ritmo calipso. Aos 18 anos já era o produtor musical mais conhecido de Belém, e pouco tempo depois se tornou o guitarrista de Roberto Villar.

Foi guitarrista e empresário da Banda Calypso na companhia de sua ex-esposa Joelma Mendes, de 1999 a 2015. Como guitarrista da banda, Chimbinha se tornou recordistas em vendas de discos no Brasil. Além de ter sido premiado como “Guitarrista da Categoria Banda dos Sonhos” no MTV Video Music Brasil.

Antes de se tornar o maestro e guitarrista da Banda Calypso, Chimbinha produzia e colocava seu som em CDs de outros artistas. “Unanimidade onipresente”. Assim foi definido pela revista Showbizz, muito antes de se tornar amplamente conhecido pela crítica e pelo público. Já o antropólogo Hermano Viana, numa entrevista à revista Trip, considerou o paraense como um dos melhores guitarristas do país, independentemente do ritmo que toca. hoje, a guitarra de Chimbinha é conhecida no Brasil e em alguns países da América latina.

A partir de 2015, com o final da Banda Calypso o músico passou a assinar seu nome artístico com a letra X, além de criar a banda XCalypso, que subsequentemente teve seu nome alterado para “Banda X”.